Terreno em condomínio sustentável
O Vila da Mata é um condomínio sustentável, tendo adotado diversas práticas que permitem a integração das pessoas, do meio ambiente e da atividade econômica desde o início de sua concepção. Características raramente encontradas em condomínios de casas de altíssimo padrão próximo a São Paulo.
Condomínio sustentável: fundamento da proposta do Vila da Mata
Unindo as características privilegiadas da geografia da região, com presença de montanhas, Mata Atlântica preservada e de vistas panorâmicas, todo o projeto urbanístico e arquitetônico do condomínio Vila da Mata foi concebido para preservar esses elementos, aliando também o uso consciente dos recursos naturais à qualidade de vida.
Dentre as principais práticas de condomínio sustentável, adotadas pelo Vila da Mata estão:
- Projeto urbano bioclimático,
- Iluminação pública com energia limpa,
- Não contaminação lumínica,
- Pavimentação permeável,
- Ciclovias,
- Captação de águas pluviais,
- Reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe,
- Paisagismo com plantas nativas,
- Corredores de mobilidade da fauna e valetas biológicas,
- Materiais de baixo consumo energético,
- Arquitetura bioclimática,
- Living machines.
Projeto urbano bioclimático
O projeto urbano bioclimático envolve o estudo do clima do local para desenho dos lotes com melhor aproveitamento dos recursos naturais, como insolação, ventos e umidade relativa do ar.
A não contaminação lumínica considera o desenho de luminárias que favorecem a eficiência energética, com foco em direção às vias públicas, reduzindo a contaminação pela luz e preservando a fauna local.
A pavimentação considera via rodada, ciclovia, calçada e estacionamento com pavimento intertravado, que mantém a permeabilidade do solo.
A ciclovia Integra o público ao entorno, além de proporcionar um espaço para o exercício físico e o convívio social.
A captação de águas pluviais e residuais, para posterior reaproveitamento, como o reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe do Vila da Mata, foi um fator de preocupação incorporado ao projeto.
A utilização da topografia do terreno e das linhas de drenagem natural, usadas para a criação de lagos de acumulação que possibilitam também a irrigação do campo de golfe.
Paisagismo
O paisagismo do Residencial Vila da Mata é composto por plantas nativas para preservar o bioma local e reduzir a manutenção e o consumo de água para a irrigação. Conta também com praças temáticas, como a Praça da Mata Atlântica, a Praça do Labirinto, a Praça da Meditação e a Praça das Águas, além de rotatórias com mandalas de espécies da região.
Corredores de mobilidade da fauna, com conexões que facilita a passagem de animais sob a estrada, entre as zonas de vegetação, sem risco de atropelamentos.
Valetas biológicas, entendidas como valas com plantas da região que ajudam a manter a biodiversidade natural e o equilíbrio ecológico, como por exemplo: sapos que habitam as valetas se alimentam de mosquitos, reduzindo a incidência nas casas.
Utilização de materiais de baixo consumo energético, que consomem menos energia, materiais reciclados e materiais naturais certificados da região.
Arquitetura bioclimática
Arquitetura bioclimática com estudo dos ventos e da insolação, para tornar os ambientes mais arejados nos dias de calor e mais aquecidos nos dias de inverno; utilização de materiais locais e reciclados, com reaproveitamento da água da chuva para a irrigação das paredes verdes e floreiras.
“Living machines”, ou tanques repletos de plantas e raízes que realizam a filtragem das águas de uso doméstico, removendo suas impurezas e devolvendo-as ao solo sem provocar a contaminação do aquífero.
Sustentabilidade também se traduz na convivência e no bem estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e perpetuação para as próximas gerações.
Conheça os últimos terrenos do condomínio sustentável Vila da Mata disponíveis, e venha viver com qualidade de vida e respeito à natureza, tudo isso à 30 minutos de São Paulo.
Agende já sua visita – condomínio sustentável próximo a São Paulo