Sustentabilidade é a tendência do futuro, inclusive quando pensamos em moradia e na forma como devemos construir imóveis, condomínios, cidades, etc. A sociedade do século XXI exige construções ecologicamente corretas e que respeitem a natureza, seja através do uso correto de recursos naturais essenciais (como água) ou através de estratégias e ações que promovam um dia a dia que integre tecnologia, conforto e natureza.
Esta é a definição de um condomínio sustentável: um projeto que consegue viabilizar um ambiente confortável e completo aos moradores, sem interferir na natureza local. Um bom exemplo disso é o Residencial Vila da Mata, localizado a cerca de 30 minutos de São Paulo (região de São Roque) e que foi construído dentro de políticas ambientais rígidas e seguindo práticas ecologicamente adequadas.
Podemos observar este impacto, inclusive, desde a concepção do residencial. O projeto bioclimático foi baseado em estudos dos ventos e insolação para garantir loteamentos estratégicos, ou seja, projetando construção de imóveis mais arejados e com maior incidência de luz natural.
Dia a dia de um condomínio sustentável
Uma grande diferença de um condomínio sustentável é a presença de elementos ecologicamente corretos em diferentes situações:
- Iluminação pública com energia limpa.
- Não contaminação lumínica.
- Pavimentação permeável.
- Ciclovias.
- Captação de águas pluviais.
- Reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe.
- Paisagismo com plantas nativas.
- Corredores de mobilidade da fauna e valetas biológicas.
- Materiais de baixo consumo energético.
- Arquitetura bioclimática.
- Living Machines.
Destes diferenciais, podemos reforçar aqui alguns pontos que fazem total diferença em termos de sustentabilidade. A não contaminação lumínica, por exemplo, é visivelmente percebida através da utilização de luminárias energeticamente eficientes (que consomem menos) nas vias públicas. Esta solução ainda evita a contaminação da fauna local pela luz artificial, o que com o tempo pode trazer consequências nada positivas.
A pavimentação do Residencial Vila da Mata também é diferenciada, com pavimento intertravado que garante maior permeabilidade do solo, contribuindo assim para a “saúde do solo” durante muitos anos. Neste campo, inclusive, há a captação de águas pluviais e residuais e o reaproveitamento para irrigação do campo de golfe, jardins e outras áreas verdes.
Que tal conhecer mais detalhes do funcionamento de um condomínio sustentável? Agente sua visita ao Residencial Vila da Mata e venha conferir de perto todos os diferenciais que fazem deste um condomínio de alto padrão único! CLIQUE AQUI para entrar em contato.
Leave A Comment