Em um mundo repleto de novas tecnologias e invenções criadas pelo homem, o contato com a natureza parece se tornar cada dia mais escasso. Pense bem: qual foi a última vez que você desligou o celular e foi curtir um dia no parque? Que você desligou a televisão e conseguiu dormir com tranquilidade, ouvindo, no máximo, o som de passarinhos ao acordar? Que você saiu de casa e logo se deparou com um belo pôr do sol? No dia a dia de grandes cidades, sabemos que não é bem assim que funciona.
Agora pense em uma nova pergunta: como você se sentiria? Caso o contato com tudo aquilo que é natural fosse mais constante e você pudesse desfrutar um pouco da natureza todos os dias? Assim como você provavelmente deve imaginar, viver perto da natureza pode, sim, contribuir para uma saúde melhor, fato inclusive estudado por inúmeros pesquisadores.
Estudos comprovam: a natureza faz bem à saúde
Segundo o Centro para Meio Ambiente e Saúde da Universidade de Chiba, no Japão, a noção de que a natureza faz bem ao ser humano está relacionada ao fato de que 99,99% dos 5 milhões de anos de evolução passamos como primatas em meio à natureza, o que explica a conexão que temos com ela.
Não é incomum encontrarmos pesquisas que comprovam o bem que a natureza faz à saúde. Elas constatam que moradores que têm área verde ao redor de suas casas se sentem melhor do que aqueles que não possuem. Seja pela qualidade do ar ou pela beleza que há em volta de todo o verde da natureza, os benefícios são sentidos tanto fisicamente quanto mentalmente.
Veja abaixo os casos em que a natureza contribui para uma saúde melhor!
Em nossa saúde mental
Problemas frequentemente relatados por pessoas que passam dia e noite fechadas em salas de escritório e não têm o costume de entrar em contato com a natureza podem ser evitados caso haja abertura para novas atividades ao ar livre.
É o caso do estresse, da ansiedade e até mesmo da depressão, que podem ser evitados com mais facilidade em ambientes naturais, onde há espaço para áreas de lazer e ao mesmo tempo de descanso e relaxamento.
O verde e o natural podem não ser a cura para tudo, mas conseguem aliviar o estresse causado pela rotina, além de influenciar positivamente na concentração, no desempenho e no humor, diminuindo também as chances de doenças mentais.
Em nossa saúde física
A sensação de liberdade que a natureza oferece também ajuda na saúde do corpo, principalmente pelo incentivo às atividades físicas. Ao fazer um passeio a pé ou de bicicleta por ambientes cercados pela natureza, por exemplo, você não só estará fortalecendo o corpo, mas também a mente e suas funções cognitivas, como a memória, a atenção, a imaginação, entre outras.
A partir do sol
O próprio sol, tão importante para a natureza, é um dos responsáveis por contribuir para uma saúde melhor, já que produz e faz as pessoas absorverem a vitamina D, importante para a saúde dos ossos e que, quando está em falta, pode se relacionar a infecções, doenças cardiovasculares e autoimunes.
É claro que, antes de se expor ao sol, existem alguns cuidados a serem tomados, como a proteção solar e a escolha de horários que não sejam tão quentes. O fato é que somente a presença de uma bela paisagem e da natureza como um todo já é um incentivo para sair e respirar melhor fora de casa, mesmo que seja para tomar aqueles 15 minutinhos de sol diários indicados por especialistas.
Melhor respiração
Falando em respiração, quando feita em ambientes naturais ela pode contribuir para uma melhora na saúde, seja com o relaxamento, para buscar melhores noites de sono ou diminuir o estresse. Nada como respirar devagar um ar sem poluentes e que proporcione calma e bem-estar.
Bons hábitos
Somente o fato de estar em contato com a natureza nos incentiva a mudar alguns hábitos para melhor. É o caso das atividades físicas, que ficam mais interessantes se feitas ao ar livre, onde há árvores, flores e um ar puro para respirar.
O mesmo vale para a alimentação saudável, com a possibilidade de cuidar de pequenas hortas, e até mesmo a socialização, que muitas vezes é melhor desenvolvida em áreas verdes, que nos deixam muito mais confortáveis.
Em todos os casos, a forma como a natureza contribui para uma saúde melhor se resume em qualidade de vida.
Poucos minutos em contato com a natureza por dia já podem auxiliar em todo esse processo de melhoria, mas é inegável que, quanto maior for esse contato, maiores serão os benefícios.
Já pensou em morar em um condomínio sustentável, rodeado de natureza e mata nativa preservada? Entre em contato e conheça o Residencial Vila da Mata!
Leave A Comment