O que é um condomínio sustentável?

//O que é um condomínio sustentável?

O que é um condomínio sustentável?

Você já ouviu falar em condomínio sustentável? Normalmente presente em regiões mais afastadas da capital, esse tipo de moradia aproveita todo o cenário privilegiado da natureza, cercada por montanhas, Mata Atlântica preservada e belíssima vistas panorâmicas, ao mesmo tempo em que cria um projeto como um condomínio fechado para moradores atentos ao estilo de vida sustentável, preocupados em reduzir o consumo de recursos naturais, reutilizar sempre que possível ou reciclar quando necessário.

A preservação dos recursos oferecidos pela natureza é uma das prioridades de um condomínio sustentável, que se destaca por adotar soluções diferenciadas em seu projeto e construção, permitindo uma melhor integração entre as pessoas, a natureza e suas atividades econômicas.

Do curto ao longo prazo, o meio ambiente é valorizado e pouco impactado, permitindo sua continuidade por muitas e muitas gerações. Local esse que, aliás, que muitos passarão a chamar de lar.

O que foi um modismo há alguns anos, quando todos utilizavam o termo sustentabilidade indiscriminadamente, deixou suas sementes em alguns profissionais e pessoas atentas à importância de se levar uma vida mais equilibrada. Surgiram assim poucos e raros condomínios sustentáveis de casas de alto padrão, próximos a São Paulo, que realmente levavam a sério essa opção de vida mais equilibrada.

Veja abaixo mais informações e descubra o que é um condomínio sustentável e como ele pode se diferenciar dos tradicionais.

O que torna um condomínio sustentável?

Os terrenos de casas em condomínio sustentável permitem a maior integração das pessoas e do meio ambiente desde o início de sua criação, seja no projeto urbanístico ou arquitetônico. A ideia é que os benefícios dessa edificação perdurem por anos e incentivem as boas práticas aos condôminos, além de sua ligação com a natureza.

Se você parar para pensar, mesmo em um condomínio na cidade grande, a economia de luz e de água, por exemplo, já são ações que auxiliam na sustentabilidade. A diferença é que, mais do que atitudes simples do dia a dia, um condomínio sustentável consegue se destacar pelas soluções mais criativas, pensadas na preservação, no uso consciente dos recursos naturais e, consequentemente, na qualidade de vida.

Práticas de um condomínio sustentável

Além de estar localizado em uma área verde preservada, um condomínio sustentável adota soluções e práticas diferenciadas para incentivar o contato com a natureza e a integrar essa à rotina diária dos moradores. Preservação da natureza do entorno e melhor aproveitamento dos recursos naturais para proporcionar maior harmonia de vida e preservação para as gerações futuras.

O projeto urbano bioclimático é um exemplo de prática utilizada em um condomínio sustentável. Desde o início, os profissionais que projetam o local estudam o clima da região para desenhar os lotes de forma a aproveitar todos os recursos naturais e causar o menor impacto no bioma da região. E em relação à economia de água, por exemplo, alguns condomínios com áreas grandes de esportes, como campos de golfe, reaproveitam a água da chuva para irrigar os gramados.

Os condomínios sustentáveis, por terem profissionais com domínio do projeto que chegará aos moradores, também se preocupam em proporcionar espaços integrados para o convívio social e até mesmo para a prática de exercícios físicos. É o caso das ciclovias criadas dentro do próprio condomínio, e que proporcionam maior proximidade com a da natureza, redução de emissão de gases que causam o efeito estufa e permitem práticas saudáveis de vida, dentre outros benefícios.

Preservação para a natureza e novidades para os moradores

Nada de desprezar o paisagismo local. Geralmente, os condomínios sustentáveis preservam o bioma da região e as plantas nativas, as transformando em oportunidades e ideias sobre como fazer com que as pessoas interajam melhor com as áreas preservadas.

Para muitos moradores isso soa como novidade, mas nada tem de diferente de permitir que o ser humano se reaproxime do que deixou para trás ao optar por morar em cidades. Preservar a biodiversidade e voltar a estar próximo às plantas e animais é um retorno às origens, mas sem abrir mão do conforto que a vida moderna e urbana nos proporciona.

Quem cria um condomínio sustentável pensa em uma arquitetura bioclimática, que vai estar diretamente relacionada ao conforto de moradores. Isso porque esse  estudo envolve a observação dos ventos e da incidência de sol em cada local, que permitirá ambientes mais arejados no calor e mais aquecidos em dias frios.

O simples também pode ser sustentável!

Especialistas que analisam e aprovam condomínios sustentáveis avaliam a preservação dos recursos naturais e a qualidade ambiental a partir de tecnologias inovadoras. Mas vale destacar que o “simples” também é igualmente importante na cultura de um condomínio desse estilo.

Ao utilizar materiais de baixo consumo energético, reciclados e naturais, ao utilizar energia limpa como solar ou eólica, ao reaproveitar a água da chuva, ao pensar em reciclagem e ao incentivar a convivência entre as pessoas e o meio ambiente, o condomínio sustentável também está cumprindo o seu papel.

Vale lembrar que o condomínio pode até dar o “start” para uma vida cercada de sustentabilidade, mas as ações dos próprios moradores também influenciarão na continuidade dessa ideia e desenvolvimento de um condomínio de fato sustentável.

A boa notícia é que, em um lugar como este, será fácil encontrar pessoas com os mesmos objetivos, pensamentos e estilos de vida. Quer conhecer mais detalhes sobre o condomínio sustentável Residencial Vila da Mata? Deixe a sua mensagem!

By | 2018-02-16T22:03:05+00:00 16 de fevereiro de 2018|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment