Por que morar em um condomínio sustentável?

//Por que morar em um condomínio sustentável?

Por que morar em um condomínio sustentável?

Os condomínios sustentáveis, que desde o início de sua concepção incorpora ações para reduzir os impactos ambientais, além de aumentar a integração entre as pessoas e o meio ambiente, são diferenciados porque trabalham as questões ligadas à sustentabilidade de forma abrangente, mesmo ao contarem com dezenas de moradias.

E agora que você já sabe o que é um condomínio sustentável, fica mais fácil entender por que morar em um deles torna-se tão importante para toda a sua família. Separamos alguns dos principais motivos abaixo:

Diferencial próximo da capital

Com a falta de espaço físico nas capitais, a constante preocupação com oferecer produtos rentáveis por parte dos incorporadores e a falta de conhecimento de muitos profissionais de arquitetura e urbanismo sobre arquitetura sustentável,  ficou cada vez mais raro encontrarmos condomínios sustentáveis de alto padrão, próximo a São Paulo.

Essas áreas que comportam um condomínio sustentável são raras e estão cada dia mais valorizadas, por permitirem que seus proprietários desfrutem de melhor qualidade de vida, aliada aos benefícios da proximidade com os grandes centros urbanos.

Encontrar condomínios de alto padrão, com características que de fato o tornem um condomínio sustentável não é tarefa simples, principalmente perto de grandes centros industriais como São Paulo, Sorocaba e Barueri.

Características como reaproveitamento da água da chuva, iluminação com energia limpa, implantação de ciclovias, paisagismo com plantas nativas, projetos bioclimáticos, vizinho de áreas preservadas de Mata Atlântica, presença de ar puro da natureza e com vistas panorâmicas, dentre outras, são diferenciais de um condomínio que possa ser chamado de sustentável.

Educação e preservação ambiental

Em um condomínio sustentável residencial, a educação sobre o meio ambiente deixa de ser forçada e passa a ser algo natural. Em um lugar como este, é possível criar os filhos e netos longe da poluição e de ações cotidianas que depõe contra a natureza do ser humano.

As boas atitudes, como economia de água ou luz, a reciclagem e a valorização e respeito com as plantas e os animais também são consequências de morar em um local que permite o contato direto com a natureza. Educá-los de forma a cuidar de todo o espaço verde ao redor do condomínio, pensando também nas gerações futuras é uma experiência única e privilégio de poucos.

Mais atividades ao ar livre

Dentro de um projeto urbano sustentável de condomínio, as atividades de lazer também são pensadas para a integrar os moradores, uma vez que ela será utilizada por vários moradores, de diferentes perfis, no dia a dia. A criação de uma ciclovia dentro do condomínio, por exemplo, é mais uma ação diferencial que aproxima o morador do contato com a natureza e de seus vizinhos.

As atividades tornam-se mais saudáveis e especiais porque serão sempre ao ar livre. Tratam-se de caminhadas pelo paisagismo local, uma volta de bicicleta, uma partida de tênis ou golfe, ou outros exercícios físicos ao redor do condomínio, que favorecem a saúde, o bem-estar e o convívio social. A diferença aqui é o ar puro e a beleza verde e natural que cercam os moradores, cenário totalmente oposto ao cinza das ruas da capital.

Valorização da casa e economia

Uma casa em um condomínio sustentável será muito mais valorizada do que aquela feita em um local sem a mínima preocupação com seu entorno, simplesmente criando espaços e serviços inconsequentemente. O valor de mercado de imóveis com este estilo de moradia sustentável é muito maior, sendo alvo preferencial para os melhores profissionais de construtoras, imobiliárias ou famílias que buscam mais qualidade de vida. Vale lembrar que a redução de consumo na construção e na rotina do condomínio tornam os gastos menores e beneficiam os moradores.

Qualidade de vida

Deixamos este ponto para o final para fechar com chave de ouro, já que a resposta principal à pergunta sobre por que morar em um condomínio sustentável se resume a um conceito: melhor qualidade de vida. Ao se mudar para um condomínio sustentável, você também estará mudando alguns hábitos e deixando de lado muitas preocupações, além de garantir mais saúde para você e sua família.

As condições de um condomínio fechado e planejado para ser sustentável influenciam diretamente no bem-estar de cada morador, não somente físico, mas também mental e emocional. Independentemente da idade, a qualidade de vida será percebida em cada relacionamento, seja com a família, a natureza, entre crianças e adultos e por gerações a fio.

Em um condomínio sustentável, as pessoas descobrem outros interesses, deixando de se preocupar em se conectar a todo o momento com seus celulares smartfones. Afinal, elas terão algo muito mais proveitoso, real e sustentável para se conectar.

Entre em contato e conheça uma opção de condomínio sustentável pertinho de São Paulo!

By | 2018-02-05T12:22:46+00:00 5 de fevereiro de 2018|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment